6 thoughts on “O que é mais importante: O fotógrafo ou a câmera?

  • CLARO que o fotógrafo, não adianta nada ter a “máquina” se a sensibilidade do “olhar” não trasmitir emoção ao vermos as fotos, serão simplesmente fotos bem feitas, mas não fotos que emocionam!

    uma vez escrevi na cluna que possuo no site Ponto dos Noivos o texto: “O vídeo e a fotografia não é somente o apertar do dedo no botão e PUM… A foto, assim como o vídeo, é a tradução de um olhar, é mais do que VER, é ENXERGAR com a alma, a forma como os seus olhos vêem o mundo e a vida… É traduzir o que o seu coração sente e percebe…”

    E as suas fotos Ale, transmitem isso: emoção!

    Esse detalhe grandioso e que faltam em muitos!

    beijos
    Janete

  • Muito bom!!! Responde à uma pergunta que às vezes incomoda um pouco, mas por outro lado eu penso que para um leigo esse questionamento pode ser pertinente.
    Posso copiar no meu blog tbm?
    abs!!!

  • Excelente charge! Me sinto profundamente incomodada quando ouço comentários do tipo “Ah, mas com essa câmera qualquer um sai lindo na foto!” ou então “Caraca, se eu tivesse uma câmera dessas também faria fotos legais!”

    Quando na verdade quem faz o modelo sair bonito na foto é o fotógrafo que consegue ser um bom diretor e que consegue captar o que há de melhor no seu modelo!

    Claro que há aspectos técnicos inegáveis que mudam conforme o equipamento, mas vejo isso como algo que só faz diferença entre fotógrafos profissionais. Ex: é muito mais fácil fazer boas fotos noturnas com um flash de qualidade. Ainda assim, o fotógrafo tem que saber ajustar seu equipamento de forma a fazer a melhor captura.

    Em suma: o bom fotógrafo arrasa até com câmera de celular.

  • “FOTOGRAFAR…É COLOCAR NA MESMA LINHA DE MIRA, A CABEÇA, O OLHO E O CORAÇÃO.’’

    Quando vi essa charge, lembrei dessa frase do grande fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson. Não é a máquina que faz de você um bom fotógrafo. A fotografia vai além de tudo isso! É preciso sensibilidade e técnica, além disso, a intenção do fotógrafo também deve ser considerada. Concordo com a Tereza, quando ela fala sobre os comentários que algumas pessoas fazem em relação ao equipamento. É certo que uma boa câmera dá ótimos resultados, mas nada é tão bom como a visão de mundo de quem está atrás da câmera. Parabéns pelo blog e pelas excelentes fotografias!

    Salve!

    Luciane Nascimento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *